Perguntas de interesse público serão aqui publicadas:
 

  • O médico falou que estou com insuficiência renal. A doença está em qual dos dois rins?

    R: Quando o médico fala em insuficiência renal, está se referindo à perda global da chamada "função renal", ou seja, é como se os dois rins fossem um único órgão. As principais doenças que levam à insuficiência, como diabetes e hipertensão, acometem simultaneamente os dois rins, levando à perda dos mesmos.

  • Tive um problema com o meu rim direito, que precisou ser retirado por cirurgia (nefrectomia). Ficarei com insuficiência renal?

    R: Não necessariamente. Se a doença que levou à perda desse rim não atingiu o outro lado, provavelmente não haverá problema. No entanto, algumas doenças como cálculos renais e infecções, podem ao longo do tempo recorrer no outro lado. É recomendável que pacientes nefrectomizados sejam acompanhados regularmente por um nefrologista.

  • Devo beber muita água para evitar problemas renais?
R: Manter o organismo hidratado é considerado um hábito de vida saudável para qualquer pessoa. Recomenda-se que portadores de cálculos renais tenham uma ingestão abundante de água, entre 2 a 3 litros/dia. Em doenças renais oligúricas e na presença de inchaço, a recomendação é inversa, com restrição da ingestão de líquidos, conforme orientação médica.
  • Sou renal crônico em hemodiálise e gostaria de saber se meus rins voltarão a funcionar com o tempo.

R: A hemodiálise e a diálise peritoneal são consideradas métodos de "terapia renal substitutiva", ou seja, procuram fazer o papel que os rins deixaram de fazer no seu organismo. O tratamento não recupera a função renal, mas limpa o organismo de substâncias tóxicas. Em situações muito raras a doença pode evoluir com alguma recuperação parcial. Na maioria das vezes só será possível sair desse tratamento com a realização de um transplante renal.

  •  Gostaria de saber mais como eu posso cuidar dos meus rins. Obrigado.

R: A melhor estratégia é prevenindo as principais causas de doença renal como hipertensão diabetes, fazendo uma dieta balanceada, evitando o excesso de sal e carboidratos, além de manter atividade física regular e uma boa ingesta de água durante o dia. Para quem já é hipertenso e diabético, conversar com o seu médico sobre as metas a serem atingidas com o tratamento e sempre questionar como está a saúde renal. Procure saber sempre como está sua CREATININA  e a MICROALBUMINÚRIA. Evite a auto-medicação, tomando cuidado especial com o uso controlado de antiinflamatórios não-hormonais.

 

 

  Site Map